Ciclo de conversas FIAR/2021- Tramas Afro-brasileiras: Arte, Mulheres, Infâncias e Cultura.

Postado por Coordenação FIAR em 21/nov/2021 - Sem Comentários

O Ciclo de conversas do FIAR/2021, integra o projeto de extensão Pelas janelas virtuais: arte, cultura e formação docente, que foi contemplado no edital de extensão UFF/2021 e tem por objetivo oportunizar diálogos sobre arte, cultura e formação docente por meio de encontros sustentados pelos princípios que regem legalmente a formação de professores: éticos, políticos e estéticos. Com a centralidade nas dimensões experienciais artístico-culturais, pretende-se fertilizar espaços formativos promovendo a abertura de janelas virtuais para questões da contemporaneidade, atravessadas pela produção cultural e artística de diferentes matrizes.

Desenvolvido de maio à setembro de 2021, abarcou quatro encontros, no formato de lives, transmitidas pelo Facebook do grupo @fiar.pesquisa , com duração média de duas horas, em uma dinâmica de conversações com convidadas, com apresentação e mediação de integrantes do FIAR e interações do público no chat. Os temas e convidadas:

1º Encontro: Arte afro-brasileira, ensino e experimentações, com a Profª. Drª Nelma Barbosa (IFBaiano);

2º Encontro: A aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 na cidade de Niterói, com a Profª. Drª. Flávia Rios (UFF);

3º Encontro: Professoras, crianças e culturas afro-brasileiras e africanas, com a Profª. Drª. Lucimar Dias (UFPR);

4º Encontro: Arte e rua: o direito à “escrevivência”, com a Profª. Drª Rôssi Gonçalves (UFF-Rio das Ostras).

O número de participantes inscritos (493) no ciclo de conversas tramas afro-brasileiras, evidenciou sua relevância. As manifestações na página do FIAR, como por exemplo, este comentário: “Uma educação para o sensível, é disso que a gente precisa, que a gente reaprenda a olhar com cuidado para o mundo e escutar as crianças que estão sempre balançando os esquemas pré-traçados, subvertendo a ordem, produzindo e significando os espaços concebidos e concedidos a elas!” (Participante, encontro de 13/09/2021), referendam que os conteúdos abordados foram contributos para a reflexão. Para pensar a inclusão da multiplicidade cultural nas práticas pedagógicas, de modo a abraçar saberes ancestrais, não hegemônicos, e oferecer outras referências para embalar meninos e meninas nas tramas do conhecimento e fortalecimento de suas identidades. Foram bonitos os encontros com pessoas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Piauí, Ceará, Bahia, Acre. Outro indício do alcance do projeto, é o número de visualizações dos vídeos das lives: 2.472 acessos, na soma dos quatro encontros.

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