SOBRE FORMAÇÃO ESTÉTICA E DOCÊNCIA: AS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DESEJAM MAIS ARTE!

Postado por Coordenação FIAR em 28/fev/2019 - Sem Comentários

Artigo publicado no periódico Laplage em Revista (Sorocaba), vol.4, n. Especial, set.- dez. 2018, p.23-37

Autoras: Carla Andréa CORRÊA; Luciana Esmeralda OSTETTO.

Resumo: Este texto propõe a discussão sobre a dimensão estética na formação docente. Traçado como um convite à busca de possibilidades outras para se pensar e fazer formação de professores para a Educação Infantil, este artigo traz a contribuição de autores que se ocuparam do tema, situado na interface constituída entre educação e arte. Ao preconizar a necessária formação estético-cultural docente, dá-se visibilidade às vozes de professoras de Educação Infantil que pensam a arte em seus percursos pessoais e profissionais, as quais enunciam seus desejos: como gostariam que a arte estivesse presente em suas vidas. Das vozes docentes, acolhidas no processo de uma pesquisa, ressoam desejos que afirmam a necessidade da arte e podem se constituir em parâmetros para a revisão e a proposição de cursos de formação inicial e continuada.

Palavras-chave: Formação cultural docente. Educação estética. Educação Infantil e arte. Narrativas autobiográficas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pesquisa-fiação

Teses, dissertações e artigos produzidos por pesquisadoras e colaboradoras vinculados ao FIAR.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content