POR UMA FORMAÇÃO BRINCANTE: OUTROS ESPAÇOS, OUTRAS EXPERIÊNCIAS

Postado por lucianaostetto em 16/mar/2018 - Sem Comentários

POR UMA FORMAÇÃO BRINCANTE: OUTROS ESPAÇOS, OUTRAS EXPERIÊNCIAS

Dia 12/03/2018 teve início o projeto de extensão-pesquisa-formação “Por uma formação brincante: outros espaços, outras experiências”.

O projeto  é resultado de uma parceria interinstitucional SMECT-FME-UFF-Cultura de Niterói, com a coordenação da Profa. Dra. Luciana Esmeralda Ostetto,  da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense.

Com foco voltado para a formação continuada de professores de Educação Infantil da rede pública municipal, o projeto “Para uma formação docente brincante: outros espaços, outras experiências”, como diz o próprio título, pretende contribuir para a formação de um professor brincante – reaproximando o adulto-professor de suas linguagens, propondo experiências com a arte, a cultura e a natureza, em outros espaços, para além dos muros da escolar, na perspectiva da formação estética docente.

Participam educadores que atuam na Educação Infantil de UMEI, E.M. COM EDUCAÇÃO INFANTIL e CRECHES COMUNITÁRIAS

O projeto será todo realizado nos espaços do Museu Janete Costa de Arte Popular – NIterói – RJ

De março a julho/2018, contemplando quatro grupos de educadores (um por mês), toda 2ª feira à tarde, das 13h30min às 17 horas.

O projeto tem por objetivo geral: Promover experiências e reflexões em torno da arte na Educação Infantil e na formação docente, privilegiado a dimensão criadora de professoras e professores, na articulação de saberes e fazeres relacionados à arte e às linguagens expressivas. Três objetivos específicos estão traçados, os quais se desdobrarão nos conteúdos do curso proposto: 1) Possibilitar reflexões sobre as linguagens expressivas, da criança e do adulto, por meio de oficinas, do reencontro com o feito à mão, corpo inteiro; 2) Contribuir para a ampliação da sensibilidade de professores e professoras, no diálogo com a memória e com as diferentes linguagens expressivas; 3) Aprofundar o conhecimento sobre aspectos específicos da prática pedagógica na educação infantil, analisando o espaço da arte no seu cotidiano.

O curso, organizado em quatro encontros, será ministrado pela coordenadora do projeto e seu grupo de pesquisa (FIAR – Círculo de estudo e pesquisa Formação de professores Infância e Arte.  http://fiar.sites.uff.br/) e também contará com apoio dos profissionais do MJCAP.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eventos Nossos

EDUCAÇÃO E ARTE: REVERBERAR EXISTÊNCIAS -  Seminário do Círculo de estudo e pesquisa Formação de professores, Infância e Arte. Dias 28 e 29 de novembro de 2019
8º Encontro do FIAR

8º Encontro do FIAR

FIAR com... memorações: marcos e datas da infância Anunciamos, com muita alegria, que o Círculo [...]
II Encontro de Biblioterapia: cartografias e rumos - 05 de outubro 2019

II Encontro de Biblioterapia: cartografias e rumos - 05 de outubro 2019

O campo da biblioterapia no Brasil está em plena expansão. Em 26 de outubro de 2016, foi realizado [...]

Outros Eventos

Produções do Grupo

No thumbnail available

CAMINHOS ESTÉTICOS PERCORRIDOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO: REMEMORAR, REFLETIR E TRANSFORMAR-SE

Autoria: Monique de França Peixoto da SILVA. Trabalho de iniciação científica apresentado no VII S[...]
No thumbnail available

EDUCAÇÃO, ARTE, INFÂNCIAS: DIÁLOGOS

Autoria: MELLO, Graziela; LIRA, Iasmim. Artigo apresentado no VII Seminário Vozes da Educação e pub[...]
No thumbnail available

QUAIS MARCOS E DATAS COMPÕEM NOSSAS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA?

Autoria: MAIA, Marta. Artigo apresentado no VII Seminário Vozes da Educação, publicado no E-Book do[...]
No thumbnail available

FIAR COM... A FORMAÇÃO TECIDA NO ENCONTRO

Autoria: OSTETTO, L.; MAIA, M. CALLAI, C. Artigo apresentado no VII Seminário Vozes da Educaç[...]
No thumbnail available

PARA PENSAR O APAGAMENTO RITUALIZADO DOS CORPOS NA CRECHE: ADULTOS, BEBÊS, ATIVIDADES

Autoria: Patrícia Vieira Bonfim; Luciana Esmeralda Ostetto. Resumo: Este texto focaliza narrati[...]

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados