Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX

Postado por lucianaostetto em 24/jan/2018 - Sem Comentários

Download

 

Dissertação de Mestrado

BIBIAN, Simone. Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX. 2017, 167 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói RJ. 2017

RESUMO

Esta pesquisa propôs o encontro de professoras e crianças com as obras de arte de um museu, criando espaços de narrativas, concebendo o encontro como tempo de fruição, formação, ampliação do repertório visual, construção de conhecimento, além da simples produção de dados. Ouvindo os visitantes, no caso, um grupo de crianças e professoras da Educação Infantil, colocou-se aberta a acolher suas vozes e movimentos enunciados na experiência: o que dizem, como se relacionam com o espaço do museu e seu acervo, que narrativas são suscitadas no encontro com uma coleção específica – da arte brasileira do século XIX? Inspirada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa com criança (SARMENTO; DELGADO e MÜLLER; LEITE,) e da pesquisa narrativa (apoiada em BENJAMIN e em diálogo com PASSEGGI; SOUZA; OSTETTO e KOLB-BERNARDES), os dados foram produzidos por meio de registros fílmicos e fotográficos, áudio-gravação e anotações em diário de campo, durante uma visita ao Museu Nacional de Belas Artes – RJ. Do material narrativo reunido, foram tomados para análise os seguintes aspectos: a relação das crianças e professoras com o espaço do museu; a identificação das obras que mais chamaram sua atenção, relacionando-as com outros conteúdos e histórias; questões sobre mediação nos museus e também sobre a formação do professor; o tempo como fator importante para a experiência; a presença e a recepção da nudez na arte. Na discussão proposta, evidencia-se a importância de crianças e professoras estarem em contato com a arte nos museus, considerando-os espaços de construção de significados, experiências e descobertas, nos quais somos afetados, tocados, marcados e até transformados. Na experiência em um museu, podemos dar sentidos ao que somos e ao que nos acontece, aproximando-nos da experiência coletiva, da cultura como patrimônio. A discussão de possibilidades pedagógicas relacionadas à visita de crianças e professoras a museus de arte, sobretudo com acervos do século XIX, reafirmam a necessidade de se pensar propostas de formação estética para professores de educação infantil e novas formas de mediação e ações pedagógicas para as crianças no âmbito dos setores educativos dos museus, que acolha e aproxime este público tão singular.

Palavras-chave: Arte e infância; Educação em museus; Educação Infantil; Educação Estética; Formação Cultural de Professores

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eventos Nossos

FIAR com... Bebês e Educação

FIAR com... Bebês e Educação

6º Encontro do FIAR Convidadas: Profª Dra Angela Coutinho (UFPR) & Profª Dra Nazareth Salutto ([...]

Outros Eventos

13ª Reunião Regional ANPEd Sudeste - 2018

  UNICAMP/Campinas/SP - 15 a 18 de julho de 2018 "Se você, finalmente, pudesse transf[leia mais]

XIX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

XIX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO Salvador - BA 03 a 06 de setembro de 20[leia mais]

VIII CIPA - CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA

  O Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica – CIPA – é um fórum internacion[leia mais]

IV SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ESTUDOS DA CRIANÇA

http://sites.pucgoias.edu.br/eventos/estudosdacrianca/  [leia mais]

Produções do Grupo

No thumbnail available

COM O PENSAMENTO DO CORAÇÃO, ENTRELAÇANDO DOCÊNCIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA

OSTETTO, Luciana Esmeralda Download: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/[...]
No thumbnail available

Formação docente, Educação Infantil e arte: entre faltas, necessidades e desejos

http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/4701/47965299 Publicado em: Revista Ed[...]
No thumbnail available

Sobre formação estética e docência: as professoras de educação infantil desejam mais arte!

Laplage em Revista_CORRÊA_OSTETTO  Artigo publicado no periódico Laplage em Revista (Sorocaba), v[...]
No thumbnail available

Vagar sem pressa no esconderijo da vida alada: em busca da alma na educação.

Dissertação de mestrado (2018) Cristiana Garcez dos Santos Seixas RESUMO: Pesquisas e estud[...]
No thumbnail available

ARTE, FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DO SENSÍVEL

  Dissertação de Mestrado CORRÊA, Carla Andrea. Arte, formação e docência na Educação Inf[...]

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados