Registros na educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica.

Postado por lucianaostetto em 20/jan/2018 - Sem Comentários

 

 

 

Publicado no final de 2017, o livro aborda diferentes modalidades e práticas de registro na Educação Infantil, articulando conceitos e contextos implicados na documentação pedagógica. Dá visibilidade aos percursos de uma pesquisa-formação coordenada pela professora Luciana Esmeralda Ostetto e desenvolvida em diálogo com as educadoras da Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalda Paim – da rede pública municipal de Niterói – RJ. As narrativas traçadas nos artigos resultam do exercício da observação, do registro e da reflexão sobre a ação educativa cotidiana, projetada e vivida com crianças de dois a cinco anos. Experiências, projetos, histórias de tempos, espaços e relações vividas na docência, na gestão e na coordenação pedagógica revelam, por meio da prática do registro, diferentes saberes, múltiplas formas de pensar, organizar e fazer educação infantil – afirmando o protagonismo das crianças.

SUMÁRIO:

1.No tecido da documentação, memória, identidade e beleza

Luciana Esmeralda Ostetto

2.Construir a qualidade da educação infantil: desafios de uma Equipe Gestora e Pedagógica

Leda Marina Santos da Silva e Célia Claudia Wolf

3.Registro e documentação pedagógica como projeto de formação docente: contar contos e aumentar muitos pontos no cotidiano educativo

Lilian Simões Garcia e Krýsthinna Franco Sepúlvida de Abreu

4. Crianças, natureza e seres desimportantes

Marina Coelho Pereira e Suiany Sousa de Oliveira

5.Da escuta das crianças à intencionalidade do planejamento na educação infantil

Alcione de Lima Souza Umbuzeiro e Renata Malafaia da Silva

6.Ao infinito e além: desafios e experimentações de um grupo na Educação Infantil

Angélica Costa da Silva Soares

7.Múltiplos registros na Educação Infantil: marcas dos saberes e fazeres de crianças e professoras

Isabella Coelho Figueiredo

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eventos Nossos

EDUCAÇÃO E ARTE: REVERBERAR EXISTÊNCIAS -  Seminário do Círculo de estudo e pesquisa Formação de professores, Infância e Arte. Dias 28 e 29 de novembro de 2019
8º Encontro do FIAR

8º Encontro do FIAR

FIAR com... memorações: marcos e datas da infância Anunciamos, com muita alegria, que o Círculo [...]
II Encontro de Biblioterapia: cartografias e rumos - 05 de outubro 2019

II Encontro de Biblioterapia: cartografias e rumos - 05 de outubro 2019

O campo da biblioterapia no Brasil está em plena expansão. Em 26 de outubro de 2016, foi realizado [...]

Outros Eventos

Produções do Grupo

No thumbnail available

CAMINHOS ESTÉTICOS PERCORRIDOS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO: REMEMORAR, REFLETIR E TRANSFORMAR-SE

Autoria: Monique de França Peixoto da SILVA. Trabalho de iniciação científica apresentado no VII S[...]
No thumbnail available

EDUCAÇÃO, ARTE, INFÂNCIAS: DIÁLOGOS

Autoria: MELLO, Graziela; LIRA, Iasmim. Artigo apresentado no VII Seminário Vozes da Educação e pub[...]
No thumbnail available

QUAIS MARCOS E DATAS COMPÕEM NOSSAS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA?

Autoria: MAIA, Marta. Artigo apresentado no VII Seminário Vozes da Educação, publicado no E-Book do[...]
No thumbnail available

FIAR COM... A FORMAÇÃO TECIDA NO ENCONTRO

Autoria: OSTETTO, L.; MAIA, M. CALLAI, C. Artigo apresentado no VII Seminário Vozes da Educaç[...]
No thumbnail available

PARA PENSAR O APAGAMENTO RITUALIZADO DOS CORPOS NA CRECHE: ADULTOS, BEBÊS, ATIVIDADES

Autoria: Patrícia Vieira Bonfim; Luciana Esmeralda Ostetto. Resumo: Este texto focaliza narrati[...]

Copyright 2020 - STI - Todos os direitos reservados