Registros na educação Infantil: pesquisa e prática pedagógica.

Postado por Coordenação FIAR em 20/jan/2018 - Sem Comentários

 

 

 

Publicado no final de 2017, o livro aborda diferentes modalidades e práticas de registro na Educação Infantil, articulando conceitos e contextos implicados na documentação pedagógica. Dá visibilidade aos percursos de uma pesquisa-formação coordenada pela professora Luciana Esmeralda Ostetto e desenvolvida em diálogo com as educadoras da Unidade Municipal de Educação Infantil Rosalda Paim – da rede pública municipal de Niterói – RJ. As narrativas traçadas nos artigos resultam do exercício da observação, do registro e da reflexão sobre a ação educativa cotidiana, projetada e vivida com crianças de dois a cinco anos. Experiências, projetos, histórias de tempos, espaços e relações vividas na docência, na gestão e na coordenação pedagógica revelam, por meio da prática do registro, diferentes saberes, múltiplas formas de pensar, organizar e fazer educação infantil – afirmando o protagonismo das crianças.

SUMÁRIO:

1.No tecido da documentação, memória, identidade e beleza

Luciana Esmeralda Ostetto

2.Construir a qualidade da educação infantil: desafios de uma Equipe Gestora e Pedagógica

Leda Marina Santos da Silva e Célia Claudia Wolf

3.Registro e documentação pedagógica como projeto de formação docente: contar contos e aumentar muitos pontos no cotidiano educativo

Lilian Simões Garcia e Krýsthinna Franco Sepúlvida de Abreu

4. Crianças, natureza e seres desimportantes

Marina Coelho Pereira e Suiany Sousa de Oliveira

5.Da escuta das crianças à intencionalidade do planejamento na educação infantil

Alcione de Lima Souza Umbuzeiro e Renata Malafaia da Silva

6.Ao infinito e além: desafios e experimentações de um grupo na Educação Infantil

Angélica Costa da Silva Soares

7.Múltiplos registros na Educação Infantil: marcas dos saberes e fazeres de crianças e professoras

Isabella Coelho Figueiredo

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pesquisa-fiação

Teses, dissertações e artigos produzidos por pesquisadoras e colaboradoras vinculados ao FIAR.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content