ARTE, INFÂNCIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE ARTE

Postado por Coordenação FIAR em 16/maio/2023 - Sem Comentários

LIRA, Iasmim Cavalcanti Caballero . Arte, infância e práticas pedagógicas na Educação Infantil: narrativas de professoras de Arte. 2021. 172f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.

RESUMO:

Minha prática como professora de Arte e as diversas inquietações advindas do contato com as crianças pequenas me impuseram a necessidade de ampliar conceitos e práticas envolvidos no trabalho com arte na Educação Infantil, pois as especificidades dessa etapa educacional demandam conhecimentos que não estão presentes no currículo de licenciatura em Arte. Observando as crianças, atentando para os modos próprios de se expressarem e avaliando as propostas que eu lhes oferecia, fui provocada a refletir sobre outras formas de equacionar educação, arte e infância, perguntando-me: quais as relações possíveis entre Arte e Pedagogia? O que define os papéis do professor de referência de um grupo e o professor de arte? O que os aproxima e/ou distancia? A pesquisa foi conduzida a partir desses contextos e dessas questões. Para desenvolvê-la, realizei um levantamento das produções sobre o tema, analisando os trabalhos apresentados nas reuniões nacionais de duas associações de pesquisa, uma de Educação e outra de Arte: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), e também fui ao encontro de professoras de arte, para ouvir suas narrativas sobre concepções e práticas na Educação Infantil. A partir de minhas memórias de formação, articulo questões apontadas por colegas professores de arte (com os quais tive contato através de um fórum virtual em um curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais) e prossigo, no diálogo com autoras do campo da Arte e da Pedagogia (tais como Albano, Ostetto, Rangel, Holm, Vecchi), para, então, estabelecer um campo de significados sobre a temática e sustentar teoricamente a pesquisa. Considerando o contexto de isolamento físico, imposto pela pandemia causada pelo novo coronavírus, para a produção de dados utilizei-me do dispositivo “conversa virtual”. Em busca de narrativas que acolhessem dados experienciais sobre concepções e práticas docentes com arte na infância, conversei, em um encontro coletivo via plataforma digital, com seis professoras com formação em Arte que atuam ou atuaram na Educação Infantil. O encontro foi gravado, seu conteúdo transcrito e as narrativas docentes foram textualizadas. A partir de chaves de leituras, constituídas no exercício de percorrer atentamente as narrativas, foram identificados temas que possibilitaram compor um diálogo com as questões da pesquisa: “concepção de criança”, “estar juntos: princípio pedagógico”, “materiais e suportes”, “arte com os maiores”, “produtos e exposições”, “processos e experiências”, “expectativas x realidade” “relação professores(as) de arte/pedagogos(as)” e “professores(as) de arte na Educação Infantil”. Destaco, nas reflexões, questionamentos e vislumbres de caminhos para um diálogo mais coerente entre os campos da Arte e da Educação Infantil.

PALAVRAS-CHAVE: Arte na Educação Infantil, Docência em arte na educação infantil, Formação estética, ateliê, Arte e Pedagogia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pesquisa-fiação

Teses, dissertações e artigos produzidos por pesquisadoras e colaboradoras vinculados ao FIAR.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content