QUAIS MARCOS E DATAS COMPÕEM NOSSAS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA?

Postado por Coordenação FIAR em 26/dez/2019 - Sem Comentários

Autoria: MAIA, Marta. Artigo apresentado no VII Seminário Vozes da Educação, publicado no E-Book do Seminário (2019)

Resumo: Partindo da pergunta sobre os marcos e datas que compõem nossas memórias de infância, esse texto se propõe a apresentar uma análise sobre como o calendário, que muitas vezes constitui os currículos das escolas, pode ser construído a partir dos interesses e fatos das vidas das crianças. A análise se vale da experiência de formação denominada “FIAR com… memorações – marcos e datas da infância”, na qual os participantes foram convidados a rememorar sua infância. A partir dos registros e narrativas efetivou-se uma reflexão sobre o quanto a criança não tem centralidade nos currículos que primam por seguir calendário oficial, de cunho civil e religioso. O texto se organiza apresentando o encontro, que teve como proposta trazer a experiência estética com centralidade e a memória como fator formativo e transitou de uma análise convencionalmente teórica para uma abordagem sensível sobre o tema do currículo organizado por datas. Apresenta uma argumentação sobre a relação entre currículo, calendário e datas; sobre a memória e a narrativa como constituintes da formação e do conhecimento; expõe a coletânea dos registros e narrativas produzidos no encontro, trazendo-os como dados de análise sobre as memórias de infância, categorizando-as como marcos, situações que marcaram pontualmente, e as lembranças de fases de suas vidas; discorre sobre a possibilidade de um currículo construído com e a partir dos sujeitos, desenvolvendo formas de se observar e se organizar no tempo tomando como referência as crianças, suas vidas, suas histórias. Palavras-chave: memórias – calendário – infância.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pesquisa-fiação

Teses, dissertações e artigos produzidos por pesquisadoras e colaboradoras vinculados ao FIAR.

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Translate »
Skip to content