EDUCAÇÃO, ARTE, INFÂNCIAS: DIÁLOGOS

Postado por Coordenação FIAR em 26/dez/2019 - Sem Comentários

Autoria: MELLO, Graziela; LIRA, Iasmim. Artigo apresentado no VII Seminário Vozes da Educação e publicado no E-Book do seminário (2019).

Resumo: Este trabalho parte de inquietações de duas artistas-educadoras que trabalham com as infâncias, na escola e na educação infantil. Nosso lugar de fala parte do campo da arte e se amplia em reflexões suscitadas pelas pesquisas e pelos estudos que estamos realizando como mestrandas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e como integrantes do Círculo de Estudos e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte (FIAR), da mesma universidade. Nesse contexto, colocamos em diálogo a arte, a educação e as infâncias, tomando como interlocutoras duas autoras, uma artista que trabalhou com crianças em oficinas, Anna Marie Holm, e outra profissional das artes que atua na Educação Infantil numa cidade italiana, Vea Vecchi. Com elas, vamos concluir que é necessário rever nossa prática enquanto artistas-educadoras que se propõem a trabalhar com a infância.
Palavras-chave: Educação. Arte. Infâncias. Formação estética.