Formação docente, Educação Infantil e arte: entre faltas, necessidades e desejos

Postado por lucianaostetto em 28/fev/2019 - Sem Comentários

http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/4701/47965299

Publicado em: Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, n. 41, 2018

Autoras: Luciana Esmeralda OSTETTO; Greice Duarte de Brito SILVA

Resumo: A legislação educacional brasileira prevê a inclusão da arte nos currículos desde a infância. Pergunta-se: a arte está na Pedagogia? Como ela está? Qual o contributo da arte aos cursos de formação docente para a Educação Infantil? Essas indagações impulsionam a reflexão sobre a presença e as formas de inserção da arte nos cursos de Pedagogia e na Educação Infantil. Se, por um lado, a inclusão de princípios estéticos nas diretrizes que regulamentam os cursos de formação de professores reafirma a necessidade de desenvolvimento e aprendizagens dos aspectos lúdicos e das linguagens expressivas para a docência, por outro lado, pesquisas recentes indicam a localização periférica da arte nos currículos, quando não sua total ausência. O artigo dá visibilidade a investigações que utilizaram os aportes teórico-metodológicos da pesquisa (auto)biográfica e discutiram a centralidade das dimensões estética e cultural como princípios formativos. A análise empreendida articula aspectos das determinações legais sobre formação de professores, questões conceituais e exigências da prática docente. As narrativas de professoras de Educação Infantil e os percursos de formação estética compartilhados nas referidas pesquisas, apontam elementos que contribuem para a reflexão sobre a formação docente, que deve garantir espaço-tempo para experimentação, expressão, criação, possibilidade e liberdade de movimento. Em espaços assim constituídos, mais do que em aulas de arte isoladas, cultiva-se a sensibilidade articulada ao pensamento, afirma-se caminhos de formação estética, que é sempre renovação do contato com o mundo – a natureza, a sociedade, a cultura, a arte.

Palavras-chave: Educação infantil. Educação estética. Arte. Narrativas autobiográficas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eventos Nossos

FIAR com... estesias: por uma escrita ave.

FIAR com... estesias: por uma escrita ave.

7º Encontro do Grupo de estudo e pesquisa Formação de professores, Infância e Arte. Informações:[...]

Outros Eventos

13ª Reunião Regional ANPEd Sudeste - 2018

  UNICAMP/Campinas/SP - 15 a 18 de julho de 2018 "Se você, finalmente, pudesse transf[leia mais]

XIX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

XIX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO Salvador - BA 03 a 06 de setembro de 20[leia mais]

VIII CIPA - CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA

  O Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica – CIPA – é um fórum internacion[leia mais]

IV SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ESTUDOS DA CRIANÇA

http://sites.pucgoias.edu.br/eventos/estudosdacrianca/  [leia mais]

Produções do Grupo

No thumbnail available

COM O PENSAMENTO DO CORAÇÃO, ENTRELAÇANDO DOCÊNCIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA

OSTETTO, Luciana Esmeralda Download: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/[...]
No thumbnail available

Sobre formação estética e docência: as professoras de educação infantil desejam mais arte!

Laplage em Revista_CORRÊA_OSTETTO  Artigo publicado no periódico Laplage em Revista (Sorocaba), v[...]
No thumbnail available

Vagar sem pressa no esconderijo da vida alada: em busca da alma na educação.

Dissertação de mestrado (2018) Cristiana Garcez dos Santos Seixas RESUMO: Pesquisas e estud[...]
No thumbnail available

ARTE, FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DO SENSÍVEL

  Dissertação de Mestrado CORRÊA, Carla Andrea. Arte, formação e docência na Educação Inf[...]
No thumbnail available

No novelo da memória, atravessamentos do sensível: tornar-se

Artigo de Luciana Esmeralda Ostetto Resumo: As histórias de vida e formação, como construções biogr[...]

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados