Encontros do FIAR 12/07/2017

Postado por Coordenação FIAR em 18/ago/2017 - Sem Comentários

3º Encontro do Círculo de Estudos e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte (FIAR)

Roda de Conversa: crianças e professores no museu

O encontro aconteceu no dia 12 de julho de 2017, das 13h às 17h, no Museu Nacional de Belas Artes (RJ)

Numa bela tarde, cerca de 80 professores aceitaram o convite para conversarmos e, sobretudo, estar de forma diferente em um museu de arte. Começamos o encontro com a apresentação da Profª Drª Luciana Ostetto, professora do PPGEducação UFF e coordenadora do FIAR. Depois, Simone Bibian, responsável pela Seção de Educação do MNBA, mestranda do PPGEducação UFF e participante do grupo de pesquisa FIAR, conversou sobre uma possível definição de conceito de museu, a história do Museu Nacional de Belas Artes, a origem de seu acervo e as ações da Seção de Educação. Depois, para refletirmos sobre a visita a um museu de arte, foram exibidos dois curtas: um foi  Bandamargem, de Elisa de Magalhães (professora da Escola de Belas Artes/UFRJ) e outro foi parte do trabalho de campo da pesquisa de mestrado de Simone Bibian, sobre visita de crianças ao museu. Os filmes suscitaram muita reflexão e discussão sobre a relação de crianças e adultos com a arte e a formação estética.

Após o lanche, foi iniciada a Oficina Poetizar no museu, com Cristiana Seixas, biblioterapeuta, mestranda do PPGEducação UFF e participante do grupo de pesquisa FIAR. Foi feita uma roda de dança circular, sensibilizando o grupo para a visita à Galeria de Arte Brasileira do século XIX, realizada a seguir.

Foi proposto aos participantes que, durante a visita, escolhessem uma obra que tenha lhes chamado a atenção. Após a visita, permeada de comentários, lembranças evocadas, curiosidades despertadas, o grupo se reuniu, e sentados no chão pudemos ouvir cada um. Cristiana Seixas brindava o grupo trazendo a fala de poetas e escritores, que dialogavam com as emoções surgidas no contato com as obras do museu.

E assim se encerrou mais um encontro do FIAR, com a expectativa de novos encontros instigantes.