De dentro pra fora, de fora pra dentro: itinerários de formação estética de professoras da educação infantil

Postado por lucianaostetto em 18/ago/2017 - Sem Comentários

Download

Dissertação de mestrado . Autora: Greice Duarte de Brito Silva (2017)

RESUMO: Conhecer as histórias de formação de professoras da Educação Infantil, para identificar e dar visibilidade à dimensão estética constituída em seus percursos, foi o objetivo central da presente pesquisa. Nessa direção, pretendendo analisar a presença da arte nas experiências formativas docentes, para reconhecer tempos e espaços que marcaram tais experiências, abriu espaço para a escuta e acolhimento das memórias e narrativas de quatro professoras de Educação Infantil que participaram do programa “Arte e aprendizagem na primeira infância”, oferecido pela Casa Daros, instituição cultural do Rio de Janeiro. A formação é aqui concebida a partir do desenvolvimento da identidade profissional, conectada à dimensão humana da pessoa professor e professora, abarcando sua inteireza de ser no mundo. As abordagens (auto)biográficas, por valorizarem as histórias de vida e formação no processo de fazer-se docente, foram assumidas como pressupostos teórico-metodológicos que sustentaram a realização de entrevistas narrativas com as participantes da pesquisa. O material biográfico produzido foi organizado em pequenas histórias, capturando experiências sensíveis consideradas significativas pelas narradoras, configurando itinerários de formação estética.  Em tais itinerários percebe-se que a formação do gosto, a apreciação da arte e do fazer artístico, a ampliação dos sentidos, não foram propiciadas pela escola, mas fertilizadas na natureza, marcadamente na infância, com a família; o olhar que vai passear no museu e instituições culturais, experimentado em tempos-espaços de formação continuada e na relação profissional, é igualmente uma marca nos percursos em diálogo. A análise do lugar da arte nas trajetórias de vida das professoras-narradoras apontou a necessidade de se pensar propostas de formação que provoquem todos os sentidos – aisthesis –, ajudando a mobilizar saberes sensíveis, potencializando a imaginação e o poder de criação de professoras e professores; indicou, por fim, que a aproximação aos itinerários e processos formativos docentes pode contribuir para se (re)pensar propostas de formação, inicial e continuada, no contexto da Educação Infantil atual, a qual está a exigir profissionais que incorporem as questões artísticas, culturais, éticas e estéticas na prática pedagógica com as crianças.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Estética; Arte e infância; Narrativas autobiográficas; Formação de professores; Educação Infantil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eventos Nossos

FIAR com... Bebês e Educação

FIAR com... Bebês e Educação

6º Encontro do FIAR Convidadas: Profª Dra Angela Coutinho (UFPR) & Profª Dra Nazareth Salutto ([...]

Outros Eventos

13ª Reunião Regional ANPEd Sudeste - 2018

  UNICAMP/Campinas/SP - 15 a 18 de julho de 2018 "Se você, finalmente, pudesse transf[leia mais]

XIX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO

XIX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO Salvador - BA 03 a 06 de setembro de 20[leia mais]

VIII CIPA - CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA

  O Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica – CIPA – é um fórum internacion[leia mais]

IV SIMPÓSIO LUSO-BRASILEIRO DE ESTUDOS DA CRIANÇA

http://sites.pucgoias.edu.br/eventos/estudosdacrianca/  [leia mais]

Produções do Grupo

No thumbnail available

COM O PENSAMENTO DO CORAÇÃO, ENTRELAÇANDO DOCÊNCIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA

OSTETTO, Luciana Esmeralda Download: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/[...]
No thumbnail available

Formação docente, Educação Infantil e arte: entre faltas, necessidades e desejos

http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/4701/47965299 Publicado em: Revista Ed[...]
No thumbnail available

Sobre formação estética e docência: as professoras de educação infantil desejam mais arte!

Laplage em Revista_CORRÊA_OSTETTO  Artigo publicado no periódico Laplage em Revista (Sorocaba), v[...]
No thumbnail available

Vagar sem pressa no esconderijo da vida alada: em busca da alma na educação.

Dissertação de mestrado (2018) Cristiana Garcez dos Santos Seixas RESUMO: Pesquisas e estud[...]
No thumbnail available

ARTE, FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DO SENSÍVEL

  Dissertação de Mestrado CORRÊA, Carla Andrea. Arte, formação e docência na Educação Inf[...]

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados